Reinventar o silêncio:

a introdução de fundos sonoros no teatro francês nas últimas três décadas do século XX

Autores

  • Noemie Fargier Unité Mixte de Recherche/Théorie et Histoire des Arts et des Littératures de la Modernité – UMR-THALIM, Paris, França

Palavras-chave:

Ambientes sonoros, Encenação na França no século XX, Criação sonora, Dramaturgia sonora

Resumo

De acordo com uma abordagem teórica e histórica, este artigo se interessa pela reinvenção do silêncio na cena teatral francesa nas três últimas décadas do século XX, por meio da criação do que foi nomeado “silêncio habitado”, “cenários sonoros”, “fundos sonoros” ou “ambientes sonoros”. Com base nos depoimentos dos criadores sonoros André Serré e François Leymarie, colaboradores de Patrice Chéreau e Joël Pommerat respectivamente, procura-se analisar as questões dramatúrgicas e estéticas atribuídas a estes fundos sonoros. O artigo estabelece relações entre as diferentes práticas e questiona o status paradoxal desses sons de pano fundo: por mais discretos que eles sejam, eles têm a função essencial de substituir uma abstração – o silêncio do palco – e criar um contorno acústico escolhido para a escuta do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemie Fargier, Unité Mixte de Recherche/Théorie et Histoire des Arts et des Littératures de la Modernité – UMR-THALIM, Paris, França

Noémie Fargier tem doutorado em estudos teatrais, especializada em Sound Studies. Sua tese, defendida em 2018 sob a orientação de Marie-Madeleine Mervant-Roux (Université Paris 3 – CNRS) e Peter Szendy (Brown University), concentrou-se na experiência sonora no espetáculo cênico contemporâneo. De 2015 a 2019, ela lecionou no departamento de Artes do Espetáculo da Universidade Paris Nanterre. Ela também lecionou na Universidade Paris 8 e na Universidade de Estrasburgo. Em 2020, realizou um pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da Universidade de Edimburgo, onde ela desenvolveu uma pesquisa sobre field recording e ecologia acústica. Ela prolongou tal pesquisa em 2020-2021 no CRAL da EHESS, em torno das práticas de mapeamento sonoro. Noémie Fargier também é autora, encenadora e criadora sonora. 

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Fargier, N. (2024). Reinventar o silêncio: : a introdução de fundos sonoros no teatro francês nas últimas três décadas do século XX. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/management/settings/website/index.php/presenca/article/view/144600

Edição

Seção

Som em Cena

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.