Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil

Autores

  • Jéssica Tairâne de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-8317-2072
  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Scripts de Gênero, Pesquisa com crianças, Infâncias, Educação Infantil, Performance

Resumo

A partir dos Estudos de Gênero e da Sociologia da Infância, o artigo busca compreender e analisar as estratégias que as crianças estabelecem para lidar com os scripts de gênero que lhes são endereçados no cotidiano da educação infantil. Os resultados da análise mostram que elas buscam modos mais plurais de vivenciar suas experiências como meninas e meninos, ainda que sejam educadas a partir de concepções binárias que tentam impor um reiterado governo dos corpos infantis. A pesquisa, de inspiração etnográfica, foi desenvolvida a partir da observação participante com crianças de quatro anos de idade em uma escola pública de educação infantil na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS/Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tairâne de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jéssica Tairâne de Moraes é doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estudos na Universidad de Oviedo, no Programa de Doutorado de Género y Diversidad. Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Feevale. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de São Leopoldo, tendo atuado na mesma função também na Rede Municipal de Novo Hamburgo (2007- 2021). Vencedora do 5º Prêmio RBS de Educação na categoria Gênero (2017).

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jane Felipe é professora titular aposentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/FACED/UFRGS). Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona/Espanha. Atua com os seguintes temas: infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação para a sexualidade na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea, violências de gênero e oitava jornada de trabalho das mulheres. 

Publicado

2024-06-09

Como Citar

de Moraes, J. T., & Felipe, J. (2024). Scripts de Gênero e as Performances das Crianças que Reverberam no Contexto da Educação Infantil. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/management/settings/website/index.php/presenca/article/view/132192

Edição

Seção

Performance e Gênero II

Artigos Semelhantes

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.