Condições do Trabalho Pedagógico: análises dos discursos dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123513vs01

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Mestrado Profissional, Condições de Trabalho

Resumo

Este estudo objetivou compreender como os professores discursivam sobre suas condições de trabalho pedagógico na Pós-Graduação. Pautou-se metodologicamente pela Análise de Movimentos de Sentidos e a técnica de produção de dados escolhida foi um questionário aplicado aos professores da Pós-graduação, por meio da plataforma Google Forms. Constatou-se que as condições do trabalho pedagógico são relacionadas à atribuição de responsabilidade somente à instituição; às noções de si-mesmo como profissionais; e, há, também, os discursos que tangenciam a questão. Ainda, observou-se sentidos relativos à vivência do tempo: precarização, intensificação e performatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão/RS – Brasil

Ana Sara Castaman é Doutora em Educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

Liliana Soares Ferreira é Doutora em Educação. Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado - UFSM). Líder do grupo Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação, e Políticas Públicas.

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Castaman, A. S., & Ferreira, L. S. (2025). Condições do Trabalho Pedagógico: análises dos discursos dos professores. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236123513vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)