Nomes retratados. Histórias transfronteiriças e transgeracionais desenhadas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.97023Palavras-chave:
Diálogo visual. Retratos. Identidade. Contextos educacionais. Diversidade cultural.Resumo
Apresentamos uma experiência artística desenvolvida com estudantes da Universidade de La Laguna em Tenerife (Espanha) e com meninas e meninos do Mid-Peninsula Boys & Girls Club em San Mateo, Califórnia (EUA). O interesse comum dos educadores era promover experiências culturalmente diversas no ensino da arte e envolver os contextos educacionais em que estávamos. Buscamos gerar experiências vitais por meio do ensino da arte, nas quais a identidade aparece como protagonista. Nomes retratados é um projeto transfronteiriço que envolve os participantes desses territórios com quem iniciamos uma comunicação baseada em criações artísticas que retratam nomes de pessoas desconhecidas. Se planeja a partir de uma série de encontros nos quais imaginamos uma aparência através de um nome, nomes que transitam aqui e lá. Cada diálogo visual desperta pensamentos, estimula a imaginação e alimenta a curiosidade de saber com quem nos comunicamos. Todas essas criações geram conversas que supõem um grupo de pequenas histórias, as quais, em seu conjunto, constituem, sem querer, uma verdadeira história.Downloads
Referências
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