Análise das Relações entre os Setores Público e Privado na Educação Superior no Âmbito do Fies

Autores

Palavras-chave:

Fies. Política de Educação Superior. Políticas Públicas de Educação. Relações Público-Privado na Educação. Financiamento Estudantil.

Resumo

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado em 1999, já financiou mais de três milhões de estudantes. O objetivo deste artigo é analisar como o Fies contribuiu para a expansão da educação superior privada no Brasil. O método utilizado foi o misto, com ênfase no modelo da estratégia explanatória sequencial, e, na perspectiva teórico-contextual, o texto representa o Fies no marco de ideias neoliberais para a ação do Estado na educação, em que a privatização e a mercantilização da educação superior são alavancadas. São examinados dados das despesas públicas com o Programa e do seu atendimento, abrangendo números de contratos, de estudantes, de instituições e da distribuição territorial. O interstício 1999-2020 registra importante aumento do acesso à educação superior e o Fies, iniciado timidamente, expandiu-se significativamente entre 2011 e 2015. Na atualidade, o Fies revela-se uma política em evidente encolhimento e de futuro incerto.

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Biografia do Autor

Rodrigo Meleu das Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Rodrigo Meleu das Neves é Analista de Tecnologia de Informação do CPD/UFRGS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

Denise Lindstrom Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Denise Lindstrom Bandeira é Professora Associada do Departamento de Ciências Econômicas da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

Neves, R. M. das, & Bandeira, D. L. (2021). Análise das Relações entre os Setores Público e Privado na Educação Superior no Âmbito do Fies. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/114001

Edição

Seção

Seção Temática - Os Recursos Públicos em Disputa: reflexões sobre a privatização da educação em distintos contextos

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