Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis

Autores

Palavras-chave:

Virada Corporal, Fenomenologia-Hermenêutica, Educação Sensorial.

Resumo

O manuscrito apresenta contribuições da sensibilidade na criação de vínculos afetivos e engajamento nas temáticas ambientais. Os argumentos foram construídos a partir da análise de conteúdo de três pesquisas de doutorado, nas quais os resultados apresentaram dados que permitiram reflexões convergentes: I) vivências na natureza durante a infância, II) vivências e vinculações afetivas aos lugares e momentos, III) experiência estética/sensorial no meio ambiente. Concluímos argumentando pela relevância de uma virada ontológica na pesquisa e no aprofundamento de estudos que investiguem a interface entre as novas epistemologias ecológicas e a educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina/PR

Valéria Ghisloti Iared é Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta no Departamento de Biodiversidade, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR).

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Catu/BA

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter é Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Bióloga pela Universidade Federal da Bahia. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu.

Ariane Di Tullio, Fubá Educação Ambiental e Criatividade, São Carlos/SP

Ariane Di Tullio é Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar. Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos. Co- fundadora, educadora e pesquisadora na Fubá Educação Ambiental e Criatividade.

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Haydée Torres de Oliveira é Professora Titular/Senior, Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Iared, V. G., Hofstatter, L. J. V., Di Tullio, A., & Oliveira, H. T. de. (2022). Educação Ambiental Pós-Crítica como Possibilidade para Práticas Educativas Mais Sensíveis. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/104609

Edição

Seção

Artigos