Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236122447vs01

Palavras-chave:

Mapeamento, Análise de Conteúdo, Situações Financeiras

Resumo

Este artigo objetiva mapear publicações que tomam como objeto a Educação do Campo nos anais de três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que considera procedimentos da análise de conteúdo, constata-se: aumento do número de produções sobre a Educação do Campo apesar da redução no total de publicações ao longo das três edições; predominância de experiências que revelam processos de ensino e aprendizagem (34,69%), seguida de formação de professores (28,57%), aspectos teóricos (24,49%) e conhecimentos matemáticos de camponeses (12,25%); enfoque em conteúdos/conceitos da matemática escolar apenas em 2019, considerando o cotidiano, principalmente, em situações financeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diandra Batirola Ledur, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Diandra Batirola Ledur é graduada em Matemática e mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora de Matemática em uma escola estadual de Guaporé/RS.

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS

Juliana Gabriele Kiefer é licenciada em Matemática e mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal (UFSM). É doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Rita de Cássia Pistóia Mariani é graduada em Matemática e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora associada da UFSM.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Ledur, D. B., Kiefer, J. G., & Mariani, R. de C. P. (2023). Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019). Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236122447vs01

Edição

Seção

Artigos