Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo

Autores

  • Bernard Schneuwly Universidade de Genebra, Genebra – Suíça
  • Irène Leopoldoff Martin Universidade de Genebra, Genebra – Suíça

Palavras-chave:

Vygotskij, Ensino, Ferramentas do Professor, ZDP

Resumo

O texto mostra que, após 1930, Vygotskij desenvolve a questão do ensino. Vygotskij forja novos conceitos, envolvendo um trabalho mais sistemático sobre a contradição dialética entre interno e externo no desenvolvimento da criança. Uma análise do trabalho docente numa perspectiva vygotskiana mostra a importância dos saberes traspostos como ferramentas do professor. Elementos da teoria de desenvolvimento de Vygotskij descrevem como as ferramentas de ensino funcionam, por parte do aluno, por meio de sua apropriação, permitindo a construção de novos sistemas psíquicos. Isto precisa de pensar a relação entre ensino e desenvolvimento, processos totalmente diferentes que Vygotskij conceptualiza através da noção de zona de desenvolvimento próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernard Schneuwly, Universidade de Genebra, Genebra – Suíça

Bernard Schneuwly é professor honorário de didática das línguas na Universidade de Genebra. Foi Reitor da Faculdade de Educação (2006-2010) e Diretor da Formação de Professores em Genebra (2008-2014). Os seus temas de investigação são: 1. análise do ensino da literatura, escrita e gramática na sala de aula; 2. desenvolvimento de métodos de ensino da expressão oral e escrita; 3. história e análise da obra de L.S. Vygotskij; 4. história do ensino da primeira língua, da didática e das ciências da educação.

Irène Leopoldoff Martin, Universidade de Genebra, Genebra – Suíça

Irène Leopoldoff Martin tem doutorado em Educação e, atualmente, atua como professora associada na Universidade de Genebra. A sua investigação científica centra-se na história da educação, bem como nos métodos de ensino da língua oral e escrita numa perspectiva histórico-cultural. Traduziu e publicou vários textos de Vygotsky do russo para o francês. Seu campo de interesse é a educação plurilingue e o desenvolvimento infantil.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Schneuwly, B., & Leopoldoff Martin, I. . (2022). Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/management/settings/context/index.php/educacaoerealidade/article/view/116630

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)