A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente

Autores

Palavras-chave:

Professor/Burocrata, Burocracia de nível de rua, Discricionariedade

Resumo

O estudo objetiva analisar a atuação do professor como burocrata de nível de rua e o papel da discricionariedade docente na escola. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em 2019, em uma escola pública de São Gonçalo/RJ. Seu aporte teórico dialoga com pressupostos da teoria Street-Level Bureaucracy, de Lipsky (1980) para compreender a implementação da política e a ação dos sujeitos. Os resultados evidenciaram uma importante discricionariedade do professor como fator de reconfiguração das políticas públicas da escola, principalmente em relação a sua interação com os demais atores do processo de implementação.

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Biografia do Autor

Tereza Cristina de Almeida Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Tereza Cristina de Almeida Guimarães é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral – NEEPHI e do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação – POGEFE.

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Elisangela da Silva Bernado é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral – Neephi e líder do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação – Pogefe.

Amanda Moreira Borde da Costa Marques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Amanda Moreira Borde é doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral – NEEPHI e do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação – POGEFE.

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Guimarães, T. C. de A., Bernado, E. da S., & Marques, A. M. B. da C. (2022). A Burocracia de Nível de Rua na Discricionariedade Docente. Educação & Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/management/settings/context/index.php/educacaoerealidade/article/view/110669

Edição

Seção

Artigos