O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro

Authors

  • David Scott Universidade de Calgary (UofC), Calgary/AB - Canadá
  • Dianne Gereluk Universidade de Calgary (UofC), Calgary/AB - Canadá
  • Wilson Alves de Paiva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO - Brasil

Keywords:

Multiculturalismo Liberal, Diversidade Cultural, Políticas Educacionais

Abstract

Este artigo busca explorar as ideias de Will Kymlicka (1998; 2007; 2015) em torno de como o multiculturalismo liberal influenciou as respostas à diversidade no cenário educacional canadense e suas possíveis contribuições ao contexto brasileiro. Ao explorar alguns estudos de caso do Canadá envolvendo escolas de herança linguística com financiamento público e programas afrocêntricos, os autores procuram mostrar como o multiculturalismo liberal desloca os temas de debates educacionais de um foco sobre a prática particular de professores em sala de aula para uma reestruturação da política educacional para lidar com as necessidades únicas de diferentes grupos étnico-culturais na sociedade. Ao realizar conexões com os contextos educacionais brasileiros, o texto destaca alguns dos desafios únicos de introduzir políticas inspiradas no multiculturalismo liberal no Brasil.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

David Scott, Universidade de Calgary (UofC), Calgary/AB - Canadá

David Scott possui graduação em História e Ciência Política pela Universidade de Victoria (Colúmbia Britânica - CA), mestrado em Educação pela Universidade de Alberta (Edmonton - CA) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Calgary (Calgary - CA). Atualmente, é professor da Universidade de Calgary e coordenador estudantil.

Dianne Gereluk, Universidade de Calgary (UofC), Calgary/AB - Canadá

Dianne Gereluk possui doutorado em Filosofia pela Universidade de Londres (Londres - RU). Atualmente, é diretora associada da Werklund School of Educationa da Universidade de Calgary (Calgary - CA)

Wilson Alves de Paiva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO - Brasil

Wilson Alves de Paiva possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutorado em Filosofia da Educação pela USP e pós-doutorado em Educação, Cultura e Diversidade pela Universidade de Calgary (Calgary - CA). Atualmente, é professor da Faculdade de Educação da UFG. 

Published

2018-06-19

How to Cite

Scott, D., Gereluk, D., & Paiva, W. A. de. (2018). O Multiculturalismo Liberal de Kymlicka na Educação Canadense e o Contexto Brasileiro. Educação & Realidade [Education & Reality], 43(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74993

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.