Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica: em busca de uma epistemologia

Autores

  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil
  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil
  • Ariadna Pereira Siqueira Effgen Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa-Ação. Conhecimento. Abordagem Colaborativo- -Crítica.

Resumo

O texto tem como eixo de discussão perguntas frequentes direcionadas a pesquisadores que buscam na pesquisa-ação colaborativo-crítica sustentação teórico-metodológica para realização de seus estudos. Toma como espaço de discussão o contexto social da Educação e dialoga com as
teorizações de Barbier, Santos e Morin para problematizar a natureza do conhecimento e dos resultados constituídos. Entende a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica como abordagem investigativa, epistemológica
e política de produção de conhecimento para educar na diferença e como aporte para a formação docente. Discute o delineamento da questão de investigação, a constituição do pesquisador coletivo, a implicação e os
resultados em pesquisa-ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

é professora Titular do Centro de Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo. Orienta trabalhos de Mestrado e
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa
Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Possui graduação em
Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação
pela University of Iowa, Doutorado em Psicologia da Educação pela
University of California e Pós-Doutorado pela USP.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

é professor Adjunto A do Centro de Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Letras e Pedagogia.
Especialização Latu sensu em Administração Escolar e em Atendimento
Educacional Especializado. Mestrado e Doutorado em Educação
pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente realiza estágio de
Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Ariadna Pereira Siqueira Effgen, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES – Brasil

é graduada em Pedagogia e com Mestrado
em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Jesus, D. M. de, Vieira, A. B., & Effgen, A. P. S. (2014). Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica: em busca de uma epistemologia. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45742

Edição

Seção

Educação Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)