Entre Deleuze e a Educação: notas para uma política do pensamento

Authors

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Keywords:

Deleuze, ontologia, política da educação.

Abstract

O assunto deste artigo é discutir o que está entre Deleuze e a educação. Que está "entre" significa que não corresponde estritamente a um ou a outra mas que, de alguma forma, diz respeito aos dois. De um lado, um acontecimento do pensamento filosófico, hoje localizável em livros, páginas da internet, cd-roms, fitas de vídeo, escritas em muros parisienses: o acontecimento Deleuze. Uma força vital na filosofia contemporânea. De outro lado, um dispositivo de práticas discursivas e não discursivas, livros, salas de aula, regras, leis, congressos, professores e professoras, alunos e alunas, quadros e quadras, giz, computadores, programas, matérias, ministérios, secretarias, explicações, relatórios, pesquisas, filmagens, avaliações ... Quais movimentos podem surgir deste cruzamento? Que efeitos podem ser sugeridos? Que pode se passar entre estes dois domínios totalmente diferentes?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Published

2002-12-01

How to Cite

Kohan, W. O. (2002). Entre Deleuze e a Educação: notas para uma política do pensamento. Educação & Realidade [Education & Reality], 27(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25922

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.