Acessibilidade / Reportar erro

Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural

Authorship, interventions and cultural dislocation: an intercultural analysis

Resumos

Este artigo apresenta uma análise intercultural a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, do livro didático de língua inglesa, Keep in Mind, aprovado pelo PNLD - 2011. As três categorias de análise utilizadas neste trabalho - duplicação do outro, construções híbridas e exotopia - expressam os movimentos de aproximação das autoras com a cultura escolar e estão centradas especificamente em um objetivo: identificar no livro didático momentos que evidenciam os processos de deslocamento cultural das autoras durante a elaboração do livro, para então entender suas relações, mediante os critérios avaliativos do PNLD.

Autoria; Livro Didático; Deslocamento Cultural


This article presents an intercultural analysis from bakhtinian conception of language of the English text book Keep in Mind approved by PNLD - 2011. The three categories of analysis used in this paper - duplication of the other, hybrid constructions and exotopy - express the movements of the approximation between authors and school culture and have an specific aim: identify some evidence of the author's cultural dislocation during the elaboration of the book, to understand the relations between the authorship and the evaluate criterions of PNLD.

Authorship; Text Book; Cultural Dislocation


  • AMORIM, Marilia. Silêncio e Voz – duas ocorrências de alteridade no texto de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. In: INTERNATIONAL BAKHTIN CONFERENCE, 11., Curitiba, 2003. Anais... Curitiba: UFPR, 2003.
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003a.
  • BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, 1998b.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011. Brasília: MEC, 2010.
  • CHIN, Elizabeth Young; ZAOROB, Maria Lúcia F. A. Keep in Mind São Paulo: Scipione, 2009.
  • EAGLETON, Terry. A Ideia de Cultura São Paulo: Editora UNESP, 2005.
  • FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • FOURQUIN. Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.
  • JANZEN, Henrique Evaldo. O Ateneu e Jakob von Gunten: um diálogo intercultural possível. 2005. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Alemã) – Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
  • LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 18. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
  • OLIVEIRA, Maria do Socorro. Escrita e Autoria entre Dois Pontos: subjetividade e alteridade. In: INTERNATIONAL BAKHTIN CONFERENCE, 11., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR. 2003. P. 530-534.
  • PONZIO, Augusto. A Revolução Bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideia contemporânea. São Paulo: Contexto, 2008.
  • VOLOCHINOV, Valentin; BAKHTIN, Mikhail. Discurso na Vida e Discurso na Arte (Sobre Poética Sociológica). Tradução de Cristovão Tezza e Carlos Alberto Faraco (para fins didáticos). Título Original: Discourse in Life and Discourse in Art – Concerning Sociological Poetics. Publicado em V.N. Voloshinov, Freudism, New York: Academic Press, 1976.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    16 Jun 2011
  • Aceito
    28 Jun 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br