Currículo: do conhecimento eleito à construção sociocultural

Autores

  • Natiane Cristina Costa Nascimento
  • Maria Aparecida da Silva

Resumo

A presente obra concebe o currículo como construção social incessante e interessada, como lugar de disputas e conflitos; um lugar de emergência de alterações, de intimidades e de negociações. Propõe os atos de currículo, ou seja, como currículos são concebidos por seus atores, como são transformados, como essas mudanças se efetivam, como se preservam concepções e práticas. O autor focaliza, em síntese, como os atores definem as situações curriculares e desenvolvem pontos de vista a seu respeito. Argumenta que o currículo tem sido apresentado à sociedade como uma tradição prescritiva e restritiva, e representa longa história de exclusões, alijamentos e privilégios de alguns no processo formativo. O autor propõe repensar o currículo como “atos” de modo que todos os envolvidos sejam considerados como atores-autores sociais e seres curriculantes.

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Publicado

13-04-2016

Como Citar

NASCIMENTO, N. C. C.; DA SILVA, M. A. Currículo: do conhecimento eleito à construção sociocultural. Revista Contraponto, [S. l.], v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/63970. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Monografias