A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO MUNDIAL: novos desafios

Autores

  • Eduardo Langer

Resumo

O presente artigo procura contextualizar a dinâmica da formação e da restruturação da sociedade civil organizada no processo de inter-relação com o mercado e com o Estado através da análise do processo relacional entre Estado, Mercado e Sociedade no contexto histórico-social, econômico e político internacional. Assim, o artigo busca mapear a importância e a dinâmica de transformação do papel desses atores na concepção e incorporação da dimensão social pelo mercado, apresentando um debate sobre as potencialidades e os perigos dessas mudanças. Isso se deu,
inicialmente através de pressões dos ativistas e dos movimentos sociais sobre o Estado e o mercado, e a partir da década de 1990 com o desenvolvimento do conceito de sociedade civil organizada, e posteriormente o conceito de ‘Terceiro Setor’, inserindo a sociedade nas relações setoriais entre Estado (1º setor) e mercado (2º setor).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

LANGER, E. A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO MUNDIAL: novos desafios. Revista Contraponto, [S. l.], v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/78914. Acesso em: 28 mar. 2024.