A decadência moral do american way of life vista por Hollywood: uma análise crítica dos filmes “Beleza Americana” e “Clube da Luta”

Autores

  • Vitáli Marques Corrêa da Silva

Resumo

No final do século XX, os filmes “Beleza Americana” e “Clube da Luta” se destacaram ao evidenciar o declínio do american way of life, atribuindo-lhe a causa da perda de sentido na vida do sujeito médio-classista estadunidense, o qual estaria envolto num grande jogo de aparências. Seguindo reflexões de Marcuse sobre as sociedades industriais contemporâneas e de Zizek acerca do cinema de Hollywood, o presente ensaio analisa essas duas narrativas fílmicas, mostrando que, embora possam ser obras que refletem um mal-estar no american way of life, o conteúdo contestatório da ordem social em ambos os filmes tende, em última instância, a se esvaziar, transmitindo um discurso social de inevitabilidade do arranjo atual da sociedade norte-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-03-2015

Como Citar

DA SILVA, V. M. C. A decadência moral do american way of life vista por Hollywood: uma análise crítica dos filmes “Beleza Americana” e “Clube da Luta”. Revista Contraponto, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/54390. Acesso em: 29 mar. 2024.