Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo

Autores

  • Maria Isabel Silva Bezerra Linhares

Resumo

Este estudo se enquadrou nos princípios orientadores de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória e teve como objetivo analisar as distintas e provisórias formas de inserção de jovens sobralenses no mundo do trabalho, a partir das falas dos sujeitos individuais, nos seus mais diversos processos de preparação e inclusão no mercado de trabalho em Sobral – Ceará. A ideia foi compreender as iniciações, intermitências e permanências dos jovens no mundo do trabalho, examinando os processos estruturais que se produzem e reproduzem de formas e em contextos históricos distintos, a partir de uma experiência específica: o Projeto Primeiro Passo. Os dados apresentados sugerem que a inserção dos jovens no mundo do trabalho se dá de forma precária e marcada por incertezas e provisoriedade. As políticas de emprego de/para jovens não apenas enfrentam um problema social importante, mas também respondem à herança da desigualdade social pretérita e presente, implicando um novo olhar sobre as ações públicas de/para a juventude.

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Publicado

03-04-2014

Como Citar

SILVA BEZERRA LINHARES, M. I. Aprendendo a ser trabalhador: na cadência do primeiro passo. Revista Contraponto, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/46226. Acesso em: 28 mar. 2024.