Eu compartilho, tu compartilhas, nós compartilhamos: a Hiper-realidade, o Grande Outro e as relações sociais no Facebook
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma reflexão teórica em torno da página de relacionamentos Facebook. De forma mais precisa, buscamos analisar as relações sociais no interior da rede social criada por Mark Zuckerberg. Para tanto, utilizamos o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard, e a noção de Grande Outro, oriunda da teoria psicanalítica lacaniana. A tese que defendemos é a de que as interações sociais, uma vez estruturadas pela lógica do “Curtir” e “Compartilhar”, característica do Facebook, acabam criando um espaço hiper-real, conforme o sentido que Baudrillard emprega ao termo. Além disso, buscamos demonstrar também que as relações sociais, no interior do Facebook, estão determinadas por aquilo que Lacan chamou de o “Grande Outro”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Em caso de aprovação do artigo, os autores cedem automaticamente seus direitos de autoria à Revista Contraponto, a qual passa a deter a posse dos direitos referentes aos trabalhos publicados, mantendo o autor, contudo, os direitos morais sobre os mesmos, a exemplo de sua identificação como autor sempre que houver publicação de seu texto. Também é possível, desde que formalmente solicitado pelo(s) autor(es), obter a autorização para publicar o trabalho em forma de capitulo de livro, somente exigindo-se que a publicação obedeça os dados iniciais de publicação no periódico. O(s) autor(es) podem, ainda, copiar e distribuir livremente seu texto em meio eletrônico, sendo vedada, no entanto, a revenda dos mesmos.