Eu compartilho, tu compartilhas, nós compartilhamos: a Hiper-realidade, o Grande Outro e as relações sociais no Facebook

Autores

  • Éverton Garcia da Costa
  • Gabriel Bandeira Coelho

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma reflexão teórica em torno da página de relacionamentos Facebook. De forma mais precisa, buscamos analisar as relações sociais no interior da rede social criada por Mark Zuckerberg. Para tanto, utilizamos o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard, e a noção de Grande Outro, oriunda da teoria psicanalítica lacaniana. A tese que defendemos é a de que as interações sociais, uma vez estruturadas pela lógica do “Curtir” e “Compartilhar”, característica do Facebook, acabam criando um espaço hiper-real, conforme o sentido que Baudrillard emprega ao termo. Além disso, buscamos demonstrar também que as relações sociais, no interior do Facebook, estão determinadas por aquilo que Lacan chamou de o “Grande Outro”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-03-2015

Como Citar

DA COSTA, Éverton G.; COELHO, G. B. Eu compartilho, tu compartilhas, nós compartilhamos: a Hiper-realidade, o Grande Outro e as relações sociais no Facebook. Revista Contraponto, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/54397. Acesso em: 28 mar. 2024.