A SOCIOLOGIA DE SILVIA RIVERA CUSICANQUI: aproximações ch’ixi sobre o cuidado

Autores

  • Amanda Kovalczuk de Oliveira Garcia Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS).

Resumo

O artigo aborda a sociologia de Silvia Rivera Cusicanqui, ativista e pesquisadora boliviana, aproximando a sua epistemologia ch’ixi aos estudos do cuidado. Busca-se apresentar os principais aspectos da sua produção, destacando os elementos relacionados aos feminismos e ao gênero, assim como relacionando-os a iniciativas coletivas e autogestionadas de cuidado. Com isso, objetiva-se explorar a potencialidade dessas ações enquanto experimentações ch’ixi, situando-as como expressão micropolítica. Trata-se de um estudo teórico-dedutivo baseado em revisão bibliográfica. Ao final, sugere-se que uma aproximação sobre o cuidado pelo olhar da epistemologia ch’ixi possibilita destacar experiências e elementos pouco explorados na literatura sobre o tema (maiormente centrada nas relações de trabalho e na provisão familiar e estatal), relacionando o cuidado com o ecológico, com o comunitário e com a produção da memória e do luto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

KOVALCZUK DE OLIVEIRA GARCIA, A. A SOCIOLOGIA DE SILVIA RIVERA CUSICANQUI: aproximações ch’ixi sobre o cuidado. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 3, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/117665. Acesso em: 28 mar. 2024.