https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/issue/feedRevista Contraponto2025-03-11T09:19:50-03:00Revista Contrapontoadmcontraponto@gmail.comOpen Journal Systems<p><span style="font-weight: 400;">A <strong>Revista Contraponto</strong> é um periódico editado por discentes do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado), com a finalidade de promover e divulgar a produção científica de acadêmicos e pesquisadores em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Prezando pelo escopo sociológico, a Contraponto procura estimular o compartilhamento democrático de estudos em matéria de Ciências Sociais e incentivar a internacionalização do conhecimento cientifico. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Acompanhando a tendência da área dos periódicos acadêmicos de antecipar a disponibilização do conhecimento produzido, adotamos o modelo de<strong> publicação em Fluxo Contínuo.</strong> Esse formato preza pela agilidade na divulgação dos trabalhos aprovados pela revista e pelo rápido retorno às autoras e autores após a submissão, sem deixar de cumprir com todos os critérios de avaliação e editoração, dentro dos padrões éticos estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais de publicação de periódicos pela Internet. A revista passa a publicar trabalhos inéditos, <strong>em um volume anual</strong>, prezando por sua qualidade científica. </span></p>https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/143369“PROFESSOR, VOCÊ ESTÁ TRAINDO A GENTE?”2025-01-20T02:00:00-03:00Vinícius Henrique dos Santosprof.viniciu@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O apego emocional de alunos com relação a seus professores e ex-professores é objeto de análise deste artigo a fim de ampliar a discussão acerca dos impactos da monogamia dos afetos nas relações humanas. A falta de repertório analítico, indicada pela revisão bibliográfica do tema, provocou a necessidade de movimentos que foram desde a análise de um filme, que ilustra a construção da relação afetiva entre professores e alunos, até a discussão de uma auto-etnografia do próprio autor em sala de aula. Os resultados da reflexão crítica apontam que a monogamia dos afetos está presente na sala de aula e que seus impactos se expressam na resistência de alunos à mediação de outros professores que não sejam o seu como forma de validação dessa relação central, fator que dificulta o trabalho docente e torna-se um desafio à esfera educacional. Por fim, o artigo sugere um resgate da pedagogia engajada proposta por bell hooks como forma de indicar alternativas a esse desafio em questão.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">DOI: <span class="fontstyle0">https://doi.org/</span><span class="fontstyle0">10.5935/2358-3541.2024143369-pt</span> <br /></span></p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contraponto