A voz de Lula na imprensa brasileira: discursos da mídia sobre a fala pública do ex-presidente

Autores

  • Carlos Piovezani UFSCar.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.79492

Resumo

Fundamentados na Análise de discurso, buscaremos responder às seguintes questões: o que se diz na mídia brasileira sobre o desempenho oratório de Lula? Como são formulados seus enunciados? Quais são suas relações com outros dizeres que depreciam a fala popular? Há variações no tratamento dispensado aos pronunciamentos de Lula em veículos conservadores ou progressistas? Quais são as relações entre a depreciação da fala pública popular e a discriminação da escuta popular da fala pública? Para fazê-lo, analisamos uma série de enunciados extraídos de um corpus constituído por textos de jornais e revistas de grande circulação nacional publicados desde 1989 até nossos dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Como Citar

Piovezani, C. (2018). A voz de Lula na imprensa brasileira: discursos da mídia sobre a fala pública do ex-presidente. Revista Conexão Letras, 12(18). https://doi.org/10.22456/2594-8962.79492