INDENTIDADES INDÍGENAS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2594-8962.142373Resumo
Este estudo aborda a constituição de sentidos de termos relativos à identidade social de
indígenas, principalmente os indígenas brasileiros, em livros de História
contemporâneos. Para isso, foram mobilizados conceitos da Semântica da Enunciação,
como referencial histórico, pertinência enunciativa e formação nominal. O
desenvolvimento da análise foi conduzido por redes enunciativas, em uma abordagem
qualitativa. Os resultados da abordagem indicam o abandono do termo “índio”, a adoção
dos termos “indígena” e “povos indígenas”. Por seu turno, o conceito de “nação
indígena” não é assumido nos enunciados dos livros analisados quando se refere aos
indígenas brasileiros. A “temporalização locucional” e as noções de uso e menção
foram essenciais na compreensão do posicionamento dos locutores em relação às
identidades indígenas em causa.