CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM E AS DISCURSIVIDADES ACERCA DA ORALIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PCN E BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22456/2594-8962.141957Resumo
Resumo: Considerando a concepção de língua/linguagem que perpassa documentos educacionais, especialmente em relação a um dos eixos neles definido, foco de nossa investigação, com base nos pressupostos teóricos advindos da Análise de Discurso de linha francesa, neste artigo, problematizamos o modo como o eixo oralidade é discursivizado em dois documentos oficias: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com destaque às orientações para o Ensino Médio. Nosso corpus é constituído por cinco recortes discursivos selecionados dos respectivos arquivos. Com o propósito de compreender o funcionamento discursivo dessas materialidades significantes que norteiam a educação do país, circunstanciamos o percurso histórico destes documentos, enfatizando as suas condições de produção, e apresentamos as discursividades acerca da oralidade presentes nestas materialidades, levando-se em conta que, tanto nos PCN como na BNCC, defende-se uma concepção de linguagem como uma prática socioiteracionista e dialógica, respectivamente.