YOKO TAWADA: ENTRE AS MARGENS DAS LITERATURAS-MUNDO

Autores

  • Eduardo Spieler de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.136199

Resumo

Há um constante esforço da crítica literária em pensar a obra de Yoko Tawada sob a perspectiva da forma, gênero e categoria literária. Entre as possíveis categorizações, definem-na como: literatura pós-moderna (KERSTING, 2006), exofônica (WRIGHT, 2008; NEUMANN, 2019), “de migração” (ESSELBORN, 2007; KURITA, 2015), “de viagem” (KRAENZIE, 2008); literatura contemporânea alemã (BANOUN, 2010; DE ABREU, 2017), literatura sem morada fixa (PORTO, 2022), Weltliteratur (STURM-TRIGONAKIS, 2007; TYERNEY, 2010), entre outros. As diferentes nomenclaturas mostram a diversidade e a riqueza irredutível de uma obra multiforme. Observa-se um contínuo interesse na pesquisa acadêmica, em parte, talvez, pelos desafios que impõe aos pesquisadores, ou, ainda, pela ampla superfície de projeção nos diferentes discursos literários propostos por pesquisadores da área de crítica literária e do comparativismo. Destaca-se, nos discursos mais recentes, a tendência a se pensar sua literatura em uma perspectiva pós-colonial. Nesse artigo busca-se promover a reflexão sobre a necessidade de se teorizar novas formas de pensar a literatura  justamente pela existência de escritores como Tawada. Essa reflexão parte da conceituação proposta por  Ottmar Ette (2017) de Weltliteratur, exposta em sua obra Fractais do Mundo: um caminho pelas Literaturas-Mundo, para chegar nas razões da reformulação do termo.

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Spieler de Oliveira, E. (2024). YOKO TAWADA: ENTRE AS MARGENS DAS LITERATURAS-MUNDO. Revista Conexão Letras, 18(30). https://doi.org/10.22456/2594-8962.136199