SHERAZADE CARIBENHA-ESTADUNIDENSE:

DESLOCAMENTOS, HIFENIZAÇÃO E NARRATIVAS (DE) SOBRE-VIVÊNCIA(S) NA ESCRITA DE JULIA ALVAREZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.135143

Resumo

A escritora caribenha-estadunidense Julia Alvarez aborda, em suas narrativas ficcionais e não ficcionais, a condição da mulher dentro de um contexto social hegemônico fortemente marcado pelo manejo entre o patriarcalismo, as questões socioeconômicas e étnico-raciais, assim como as mulheres no mundo contemporâneo. Dessa forma, este estudo visa discutir o papel da escrita e das vivências de Julia Alvarez, uma vez que a autora experimenta uma série de transformações devido aos seus descolamentos, dentre elas transformações culturais, linguísticas e identitárias. Para tanto, este artigo investiga a maneira como Alvarez trata das vivências de seu deslocamento para compreender a maneira em que sua identidade se configura após ser submetida a deslocamentos geográficos que, por consequência, fomentam seus conhecimentos e reconhecimentos enquanto mulher na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Matias-Ferreira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

ito Matias é Doutor e Mestre em Estudos da Linguagem, área de concentração: Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduado (Especialização) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui Aperfeiçoamento em Reciprocal Academic Exchange Program: Letras (Linguística e Educação) pela Universidade do Texas em Austin (UT) e Graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como Leitor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Cultura Brasileira da University of the West Indies - Cave Hill Campus - Barbados (Caribe) por meio do programa de Leitorado diplomático promovido pelo Ministério de Relações Exteriores/Itamaray e pela CAPES. Foi Visiting Research Scholar na Duke University (DUKE), nos EUA, com bolsa concedida pela Fulbright Brasil. Exerceu o cargo de Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN - Campus São Paulo do Potengi. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, Ensino de Português para Estrangeiros, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Prática de Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da UFRN.

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Matias-Ferreira Júnior, T. (2024). SHERAZADE CARIBENHA-ESTADUNIDENSE:: DESLOCAMENTOS, HIFENIZAÇÃO E NARRATIVAS (DE) SOBRE-VIVÊNCIA(S) NA ESCRITA DE JULIA ALVAREZ. Revista Conexão Letras, 18(30). https://doi.org/10.22456/2594-8962.135143