LITERATURA COMPARADA E ESTUDOS DA (IN)TOLERÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2594-8962.133386Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de (in)tolerância e verificar sua proficuidade para os estudos da literatura comparada. Num primeiro passo, as considerações teóricas buscam um diálogo interdisciplinar, recuperando reflexões-chave que permitam delinear caminhos para a compreensão do conceito. Para isso, a discussão aborda o papel de agrupamentos e suas categorizações sociais no modo como a diferença é alvo de avaliação e formação de atitudes. Num segundo passo, as considerações teóricas tecem um elo entre essas reflexões interdisciplinares e os estudos literários, discutindo o modo como o conceito de (in)tolerância pode impactar na dinâmica de textos ficcionais. Na segunda parte, o artigo tenta ilustrar os potenciais analíticos do conceito, tendo como objeto de estudo dois romances suíços: Tauben fliegen auf (2010) de Melinda Nadj Abonji e Jacob beschließt zu lieben (2011) de Catalin Dorian Florescu. Os dois textos revelam as oscilações e gradações da (in)tolerância, exemplificando seus impactos para a administração de sentidos na esfera diegética.