LITERATURA COMPARADA E ESTUDOS DA (IN)TOLERÂNCIA

Autores

  • Dionei Mathias Professor no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. https://orcid.org/0000-0001-8415-1460

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.133386

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de (in)tolerância e verificar sua proficuidade para os estudos da literatura comparada. Num primeiro passo, as considerações teóricas buscam um diálogo interdisciplinar, recuperando reflexões-chave que permitam delinear caminhos para a compreensão do conceito. Para isso, a discussão aborda o papel de agrupamentos e suas categorizações sociais no modo como a diferença é alvo de avaliação e formação de atitudes. Num segundo passo, as considerações teóricas tecem um elo entre essas reflexões interdisciplinares e os estudos literários, discutindo o modo como o conceito de (in)tolerância pode impactar na dinâmica de textos ficcionais. Na segunda parte, o artigo tenta ilustrar os potenciais analíticos do conceito, tendo como objeto de estudo dois romances suíços:  Tauben fliegen auf (2010) de Melinda Nadj Abonji e Jacob beschließt zu lieben (2011) de Catalin Dorian Florescu. Os dois textos revelam as oscilações e gradações da (in)tolerância, exemplificando seus impactos para a administração de sentidos na esfera diegética.

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Biografia do Autor

Dionei Mathias, Professor no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Professor no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Doutor em Letras pela Universität Hamburg.

 

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Publicado

2024-02-14

Como Citar

Mathias, D. (2024). LITERATURA COMPARADA E ESTUDOS DA (IN)TOLERÂNCIA. Revista Conexão Letras, 18(30). https://doi.org/10.22456/2594-8962.133386