A INCOMPLETUDE QUE NOS MOVE

A ARTICULAÇÃO ENTRE LITERATURA, LINGUAGEM E PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.132809

Resumo

Resumo: Na escrita aqui elaborada, exploramos as articulações entre literatura, psicanálise e linguagem. Abordamos a importância atribuída por Freud aos grandes autores da literatura e suas obras no desenvolvimento da psicanálise e tratamos da articulação entre linguagem e psicanálise. Para tanto, nos valemos das publicações freudianas que abordam a evolução do entendimento acerca da relação dos processos de linguagem com o funcionamento do aparelho psíquico. Para complementar nossa proposta, resgatamos alguns textos e proposições de Lacan e Saussure acerca da linguagem.

Palavras-chave: Literatura. Linguagem. Psicanálise. Freud. Lacan.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth da Penha Cardoso

AUTOR: José Luiz Cordeiro Dias Tavares

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1991). Tem pós graduação em Medicina pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine , University of London. Psicanalista formado pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, São Paulo e Aperfeiçoamento em Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com produção na área de aproximação entre Literatura e Psicanálise. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, SP. Docente do Centro de Estudos Psicanalíticos, SP. Áreas de interesse: psicanálise, literatura e contemporaneidade com textos publicados em revistas e livros além de dissertação de mestrado sobre esta confluência de interesses.

https://orcid.org/0000-0003-0431-064X

http://lattes.cnpq.br/0447437530564080

COAUTORA:th d Elizabea Penha Cardoso

Vice coordenadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP (doutorado e mestrado). Bolsista Produtividade CNPq. Vice-líder do GP A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas. Líder do GP Literatura de Ancestralidade Negra. Assessora da Secretaria Municipal de São Paulo atuando na formação continuada dos professores da rede em Estudos Literários, ministrando cursos e produzindo material de estudo. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). É autora do livros Feminilidade e transgressão ? uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso Humanitas/Fapesp, 2013 e Literatura e Ensino, Capes/Educ, 2018. Além de títulos de ficção: Todo Mundo é Misturado (ficção juvenil), Brinque Book, 2016 e Tarcirurga Bartolomeu; Pluminha (ficção infantil), Bamboozinho, 2017 , Depois de tudo tem uma vírgula (romance), Editora Patuá 2021, com Prêmio Biblioteca Nacional. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Ensino, Literatura de Ancestralidade Negra. Com 46 publicações e 157 citações, o Índice H é 5.

https://orcid.org/0000-0002-8349-1620 http://lattes.cnpq.br/5133916834625567

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Cordeiro Dias Tavares, J. L., & da Penha Cardoso, E. (2023). A INCOMPLETUDE QUE NOS MOVE : A ARTICULAÇÃO ENTRE LITERATURA, LINGUAGEM E PSICANÁLISE. Revista Conexão Letras, 18(29). https://doi.org/10.22456/2594-8962.132809