NAS TRILHAS E NARRATIVAS DE ARARA: MEMÓRIAS DE UMA COMUNIDADE COM REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM TEIXEIRA DE FREITAS (BA)

Autores

  • Bougleux Bomjardim da Silva Carmo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Lilian Reichert Coelho Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.117264

Resumo

Neste artigo, reflete-se acerca da força sociocultural e política da rememoração no resgate da história das identidades sociais. Concomitante, (re)constrói-se a memória social da comunidade Arara em Teixeira de Freitas (BA) a partir das narrativas de seus moradores mais antigos, centrando-se na dimensão da origem. Para tanto, mobiliza-se os pressupostos filosóficos, precipuamente, em Walter Benjamin e Paul Ricoeur acerca de memória, narrativa e reconhecimento. Metodologicamente, na intersecção entre filosofia e estudos linguísticos, analisa-se um conjunto de fragmentos e relatos oriundas das lembranças de velhos (BOSI, 2004), sendo nove os sujeitos da pesquisa. Para tanto, emprega-se instrumentos descritivos da análise de narrativas (BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; CABRAL; BIAR, 2015; GEORGAKOPOULOU, 2015; NORRICK, 2019). Como resultado, mostra-se: a) a construção da narrativa fundadora de Arara, consoante processos de reconhecimento ancorados na mundanidade e na experiência; b) a apropriação política dos sujeitos de sua história frente à exclusão social; c) a configuração narrativa das identidades; e, finalmente, uma versão que performa as origens e práticas da comunidade em estudo. A reflexão endossa a importância da linguagem como esteio ao partilhamento e visibilização das estórias locais, pois a memória é também o lugar da inscrição dos vencidos e esquecidos da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bougleux Bomjardim da Silva Carmo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Mestre em Letras Profletras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Especialista em Linguística Forense pela Universidade do Porto - UP (2018). Licenciado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Atualmente é professor de língua portuguesa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. É membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, na qual participa da Comissão de Ensino de Línguas. É psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise e Psicoterapias – SOBRAPP. Organizou coletâneas, ministrou cursos e publicou artigos nas áreas de Letras, Linguística e Ciências Humanas. 

Lilian Reichert Coelho, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Graduação em Comunicação Social/Jornalismo (UEL), Mestrado em Estudos Literários (UNESP-Araraquara), Doutorado em Letras (UFBA). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação da UFSB e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Bomjardim da Silva Carmo, B., & Reichert Coelho, L. (2021). NAS TRILHAS E NARRATIVAS DE ARARA: MEMÓRIAS DE UMA COMUNIDADE COM REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM TEIXEIRA DE FREITAS (BA). Revista Conexão Letras, 16(26). https://doi.org/10.22456/2594-8962.117264