HISTÓRIA E DRAMATURGIA: PASSADO E PRESENTE EM RASGA CORAÇÃO, DE ODUVALDO VIANNA FILHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2594-8962.117200

Resumo

Apoiado no conceito de cronotopo, criado por Mikhail Bakhtin (1895-1975), e por uma análise dialética e materialista, o presente artigo propõe uma reflexão crítica sobre a relação passado/presente como configuração dramatúrgica na peça Rasga coração, do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974). A dialética das formas, que tem como operador do presente o realismo psicológico, e do passado o realismo épico-dialético, nos apresenta uma hibridização em que formas aparentemente contrárias se harmonizam para recontar dramaticamente quarenta anos da História política brasileira. Rasga coração não é apenas uma das maiores obras dramatúrgicas brasileiras, mas o resgate da memória como processo de revisão do comportamento de um lutador anônimo, que dedicou sua vida à luta pela transformação social do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Paixão Lima Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutor em Literatura Brasileiro pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Borges, L. P. L. (2021). HISTÓRIA E DRAMATURGIA: PASSADO E PRESENTE EM RASGA CORAÇÃO, DE ODUVALDO VIANNA FILHO. Revista Conexão Letras, 16(26). https://doi.org/10.22456/2594-8962.117200