MEMÓRIA E REGISTRO DOS ARQUIVOS DO CORPO: QUESTÕES PARA MUSEUS DA DANÇA

Autores

  • Henrique Rochelle Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.78372

Palavras-chave:

Dança, Arquivo, Corpo, Museologia, Museus de Dança

Resumo

Enquanto forma de acesso a determinado objeto cultural, o arquivo se institui no espaço entre a lembrança e o esquecimento, permitindo a preservação, a conservação, e a apresentação de conteúdos para além de seus momentos de criação. Sua dinâmica de constituição e valorização determina como se constituem acervos e suas formas de contato com o público, desde o momento em que são criados e enquanto continuarem sob a guarda dessas instituições. Nesse sistema, que mostra que a criação de arquivos e sua disponibilização é elemento fundamental para a manutenção da memória cultural, é preocupante que a dança encontre, até o momento, pouco espaço dentro de instituições museais. A maior dificuldade da guarda da dança é seu traço mais íntimo: a realização e transmissão corpo a corpo dessa arte identificam que o arquivo mais próximo da dança trata-se de um arquivo corporal, vivo e pulsante, que frequentemente escapa às formas de catalogação às quais os museus estão habituados. Dentro dessa problemática, este artigo aborda a conceituação dos arquivos da dança, especialmente dos arquivos do corpo, investigando alguns exemplos de sistemas de preservação dos mesmos, ao se indagar acerca das particularidades desses arquivos, de sua determinação, e das propostas institucionais pontuadas, ilustrando, para além de sua dificuldade, a importância e o interesse em se preservar a dança, sua memória e seus arquivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rochelle, Universidade de São Paulo

Crítico de dança, Doutor e Mestre em Artes da Cena pela Unicamp, com estágio doutoral na Université Paris 8, e projetos financiados pela FAPESP, atualmente desenvolve uma pesquisa pós-doutoral junto a ECA/USP. Foi Produtor Local do programa Dança: Encontros Notáveis, da Secretaria de Estado da Cultura (SP), fez parte de equipe de pesquisa para a realização dos DVDs de aniversário de 45 anos do Balé da Cidade de São Paulo, e foi supervisor do módulo de Formação Extensiva do PIRAPRODANÇA. Foi professor de História da Dança na Unicamp e no Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança, para a qual também contribuiu com a Enciclopédia Dança em Rede. É autor e editor dos sites Da Quarta Parede e Criticatividade e membro da Comissão Dança da APCA.

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

Rochelle, H. (2018). MEMÓRIA E REGISTRO DOS ARQUIVOS DO CORPO: QUESTÕES PARA MUSEUS DA DANÇA. Cena, (25), 67–74. https://doi.org/10.22456/2236-3254.78372

Edição

Seção

Artigos Extradossiê