CARTAS SOBRE A DANÇA DE NOVERRE: DESORDEM, TRANSGRESSÕES E OUTROS DESCAMINHOS PARA CRIAÇÃO

Autores

  • Airton Ricardo Tomazzoni dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundarte, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.65193

Palavras-chave:

Dança, Criação, Estética

Resumo

O objetivo desse artigo é mobilizar conceitos e perspectivas teóricas alinhavadas na obra Cartas sobre a Dança, de Jean-Georges Noverre, produzida no século XVIII, mas que apresenta elementos para problematização das poéticas das artes cênicas na contemporaneidade. Sua visão peculiar de compreender a dança como imitação da natureza e as implicações de percepção das dinâmicas implícitas nessa natureza permitem a emergência e valorização de aspectos usualmente relegados naquele período, como desordem, instabilidade, multiplicidade, singularidade, indeterminação como configuradoras também do processo de criação. A tensão entre técnica e expressividade, a questão entre cópia e inventividade, a relação entre racionalidade e emoção no processo artístico, a proximidade entre arte e vida, a atenção ao acaso e à irregularidade, ou ainda o caráter perigoso e subversivo da inventividade. Enfim, um movimento de perceber o alcance das proposições e a importância de revisitar esse material teórico/filosófico/pedagógico/artístico ainda pouco valorizado nas discussões atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Ricardo Tomazzoni dos Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundarte, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Educação pela UFRGS. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor do Curso de Graduação em Dança, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundarte e diretor do Centro Municipal de Dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, educação, artes cênicas(dança e teatro) e mídia (televisão e cinema).

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

dos Santos, A. R. T. (2016). CARTAS SOBRE A DANÇA DE NOVERRE: DESORDEM, TRANSGRESSÕES E OUTROS DESCAMINHOS PARA CRIAÇÃO. Cena, (20), 168–175. https://doi.org/10.22456/2236-3254.65193

Edição

Seção

Artigos Extradossiê