A ESTÉTICA RELACIONAL E O ESPECTADOR COMO PARTICIPANTE DO FENÔMENO TEATRAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.52012Palavras-chave:
Estética relacional, Espectador, Fenômeno teatral.Resumo
A esfera das relações humanas como lugar da obra de arte sempre foi um dos assuntos mais caros à arte teatral. Este aspecto da estética relacional nos provoca uma reflexão sobre as artes cênicas, embora Nicholas Bourriaud oriente sua reflexão através das mudanças evidentes nas artes visuais. Ainda que percebamos que as artes cênicas também foram afetadas por proposições da estética relacional e sofreram mudanças significativas quanto ao estatuto da obra de arte cênica, devemos admitir que a relação de intersubjetividade entre os artistas teatrais, a cena e os espectadores precedem a própria noção da arte moderna, e se remetem às formas elementares da vida em sociedade quando os sacerdotes, o acontecimento do ritual e os participantes se relacionavam de maneira a elevar-se a um estado sublime. O presente trabalho resulta da nossa experiência com o work in progress “Negras memórias” e a observação de encenações contemporâneas. Conforme refletiremos sobre a estética relacional, também buscaremos evidenciar o que foi alterado, especialmente, no estatuto da obra de arte cênica. Discutiremos o fenômeno da interatividade, na perspectiva do fenômeno teatral que revisita através das encenações o princípio das relações humanas como lugar da arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.