A PALAVRA E O ENIGMA DAS RESPOSTAS

Autores

  • Lúcia Fernandes Fernandes Lobato Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.51153

Palavras-chave:

Palavra. Corpo/texto. Enigmas.

Resumo

 

O argumento do artigo, com base na teoria derridiana, trata o corpo como um texto pleno de palavras ditas, não ditas e encarnadas. Assim também os gestos e não gestos são palavras de um discurso corporal revelador da escritura do sujeito. Segundo o autor, a palavra, no âmbito do artístico, precisa se libertar dos parâmetros da linguagem e da gramática e se transformar em potência do humano. Nesse contexto, o pesquisador-artista teria vantagem sobre os cientistas-pesquisadores porque a criação sempre foi seu instrumento de intervenção. Mas, mesmo nesse âmbito, não se trata de criar outras palavras para além do léxico que prevalece. A proposta é criar novas conexões. O que importa agora não é estar preso nem ao conteúdo do que foi dito, nem na tradução ou interpretação fiel das palavras. Pouco importa o ato de dizer ou não dizer. O que interessa é a capacidade da transformar as palavras e inventar dispositivos que potencializem as multiplicidades de projetar/promover respostas transformadas em enigmas.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Fernandes Fernandes Lobato, Universidade Federal da Bahia

Professora Doutora em Artes Cênicas da Escola de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinas de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade da UFBa e atual coordenadora do Grupo de Trabalho-GT em Pesquisa em Dança: Processos e Investigação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas - ABRACE.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Fernandes Lobato, L. F. (2015). A PALAVRA E O ENIGMA DAS RESPOSTAS. Cena, (16). https://doi.org/10.22456/2236-3254.51153

Edição

Seção

Ensaios