A VOZ CONTRA A GUERRA NA OBRA DO OPERÁRIO ANARQUISTA SANTOS BARBOSA

Autores

  • Cássia Ferreira Miranda Universidade do Estado de Santa Catarina. Universidade Federal do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.50826

Palavras-chave:

Literatura e dramaturgia operária. Anarquismo. Primeira guerra mundial. Santos Barbosa.

Resumo

O presente artigo discute parte da produção literária e dramatúrgica do operário anarquista Santos Barbosa, analisando um conto e um prólogo dramático de sua autoria intitulados A Volta..... Os textos foram publicados no jornal pelotense O Rebate ao longo do ano de 1915. Através da análise dessas obras é possível perceber a importância que foi dada no meio operário ao debate relacionado à Primeira Guerra Mundial e aos seus efeitos devastadores. Santos Barbosa apresenta nesses textos diferentes argumentos relacionados à guerra e demonstra interesse em defender os preceitos anarquistas como a repulsa ao governo, ao capitalismo, à figura de deus e à pátria, que envia jovens inocentes a guerras despropositais. Esse trabalho tem por base metodológica a perspectiva da História Cultural, e desta forma, empreender uma narrativa histórica através de fontes literárias e dramatúrgicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Ferreira Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina. Universidade Federal do Tocantins.

Licenciada Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Miranda, C. F. (2015). A VOZ CONTRA A GUERRA NA OBRA DO OPERÁRIO ANARQUISTA SANTOS BARBOSA. Cena, (17). https://doi.org/10.22456/2236-3254.50826

Edição

Seção

Artigos