Abordagens do movimento: o contato-improvisação e o toque nas práticas da dançarina Dudude Herrmann

Autores

  • Elisa Belem

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.20836

Palavras-chave:

Contato-Improvisação, Educação Somática, Movimento

Resumo

A dançarina Dudude Herrmann geriu por quatorze anos, em Belo Horizonte (MG), o Estúdio Dudude Herrmann (EDH). Nesse espaço foi constante o desenvolvimento de práticas de movimento baseadas em abordagens como Contato-Improvisação e Educação Somática que incluem o toque no corpo. Esse artigo pretende expor brevemente considerações sobre o Contato-Improvisação. Apresentar também, descrições de práticas realizadas no EDH como desdobramentos de diferentes abordagens advindas do Contato-Improvisação e da Educação Somática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Belem

Elisa Belém é Doutoranda em Artes da Cena, no Instituto de Artes da UNICAMP e bolsista da FAPESP. Mestre em Teatro, realizou o curso MA in Theatre (Performance Studies), na Royal Holloway and Bedford New College, University of London, sob suporte do Programa ALBAN - Programa de Bolsas de Alto Nível da União Européia para América Latina em 2004/5. Seu título foi reconhecido e validado pela ECA/USP. Graduou-se em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Foi Professora Substituta da área de Interpretação Teatral, no Curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, de maio de 2006 a maio de 2008. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, identidades culturais, teatro de rua, dança contemporânea e consciência corporal.

Downloads

Publicado

2011-08-25

Como Citar

Belem, E. (2011). Abordagens do movimento: o contato-improvisação e o toque nas práticas da dançarina Dudude Herrmann. Cena, (9). https://doi.org/10.22456/2236-3254.20836

Edição

Seção

Artigos