A FORMAÇÃO DO ATOR NA ESCOLA DO ATOR CÔMICO

Autores

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.15685

Palavras-chave:

Formação do Ator, Pedagogia Teatral, Teatro Paranaense,

Resumo

O artigo traça um breve panorama sobre as escolas de formação de ator na cidade de Curitiba, PR, desde a Escola de Arte Dramática do SESI, criada no final dos anos 50, até o surgimento das primieras escolas e cursos independentes, em meados dos anos 90. Após, apresenta aspectos da história da Escola do Ator Cômico, destacando a trajetória de formação de Mauro Zanatta e os primeiros anos de trabalho. A seguir, o artigo apresenta o Curso de Comédia para Atores e Não-atores, seu funcionamento e propostas pedagógicas, incluindo ao final, a transcrição de parte da entrevista concedida para a realização deste estudo, evidenciando conceitos teatrais que determinam a prática pedagógica de Zanatta junto à Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, onde realiza atualmente o doutorado.

Downloads

Publicado

2011-02-16

Como Citar

Scheffler, I. (2011). A FORMAÇÃO DO ATOR NA ESCOLA DO ATOR CÔMICO. Cena, (8), 30. https://doi.org/10.22456/2236-3254.15685

Edição

Seção

Artigos