Burlesco e universidade: experiências criativas e formativas no curso de teatro da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.135478

Resumo

Este artigo apresenta e reflete a partir de atividades artísticas e formativas desenvolvidas no curso de graduação em Teatro da UFRGS: a disciplina “Laboratório de Prática Cênica B – Cabaré e Burlesco”, em conexão com o “Burlêmicas – Grupo de Pesquisa em Burlesco, Cabaré, Performance e afins” e o evento de extensão “Burlesco: cena, corpo e política”. Quais os desafios e possibilidades ao aproximarmos a universidade da linguagem festiva e disruptiva do cabaré e do burlesco? Que contribuições esse flerte pode trazer tanto para a formação de atores, diretores e professores de teatro, quanto para a cena burlesca brasileira? Como conduzir um percurso de criação – cuja característica principal é, além do formato curto e frenético das cenas, a autonomia e a singularidade do artista, em todas as etapas do processo, da concepção à apresentação, passando pela produção, dramaturgia, figurinos, sonoplastia, encenação e atuação – ao longo de um semestre, com um grupo de cerca de 15 pessoas? Como manter viva a provocação (no inglês, to tease) crítica e sedutora do burlesco, criando um ambiente propício para que, através de envolventes stripteases, sejam questionados e burlados padrões de corporalidade, sexualidade, racialidade, afetividade, sensualidade, performatividade, e de relação entre artista e público? O artigo apresenta conclusões e encaminhamentos de uma pesquisa em processo, atento a reverberações múltiplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Saidel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS, Brasil

Diretor de teatro, performer, professor, curador, crítico e colecionador de brinquedos. Professor adjunto do Departamento de Arte Dramática - DAD, no Instituto de Artes - IA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Autor do livro "As artes do cover: performance para além da cópia e do original" (2019), Editora Circuito e o POP LAB - Estudos em Filosofia Pop. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com orientação do Prof. Dr. Charles Feitosa. Realizou doutorado-sanduíche na Université Paris 8 - Vincennes/Saint-Denis, dentro do Programa de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB, com orientação do Prof. Pierre Cassou-Noguès. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com orientação do Prof. Dr. Edelcio Mostaço. Possui Bacharelado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP, atual UNESPAR). Integrante-fundador da Companhia Silenciosa, em Curitiba, Paraná (2002-2012), junto com Giorgia Conceição e Leonarda Glück.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

Saidel, H. (2024). Burlesco e universidade: experiências criativas e formativas no curso de teatro da UFRGS. Cena, 42(1), 01–18. https://doi.org/10.22456/2236-3254.135478