Burlesco e universidade: experiências criativas e formativas no curso de teatro da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.135478Resumo
Este artigo apresenta e reflete a partir de atividades artísticas e formativas desenvolvidas no curso de graduação em Teatro da UFRGS: a disciplina “Laboratório de Prática Cênica B – Cabaré e Burlesco”, em conexão com o “Burlêmicas – Grupo de Pesquisa em Burlesco, Cabaré, Performance e afins” e o evento de extensão “Burlesco: cena, corpo e política”. Quais os desafios e possibilidades ao aproximarmos a universidade da linguagem festiva e disruptiva do cabaré e do burlesco? Que contribuições esse flerte pode trazer tanto para a formação de atores, diretores e professores de teatro, quanto para a cena burlesca brasileira? Como conduzir um percurso de criação – cuja característica principal é, além do formato curto e frenético das cenas, a autonomia e a singularidade do artista, em todas as etapas do processo, da concepção à apresentação, passando pela produção, dramaturgia, figurinos, sonoplastia, encenação e atuação – ao longo de um semestre, com um grupo de cerca de 15 pessoas? Como manter viva a provocação (no inglês, to tease) crítica e sedutora do burlesco, criando um ambiente propício para que, através de envolventes stripteases, sejam questionados e burlados padrões de corporalidade, sexualidade, racialidade, afetividade, sensualidade, performatividade, e de relação entre artista e público? O artigo apresenta conclusões e encaminhamentos de uma pesquisa em processo, atento a reverberações múltiplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.