A dança-teatro de Johann Kresnik: arte como “pronúncia de mundo”?!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.134765

Resumo

O presente estudo pretende apresentar aspectos da obra do coreógrafo austríaco Johann Kresnik em relação a elementos do pensamento de Paulo Freire, objetivando refletir sobre a arte/dança como uma forma de pronúncia de mundo. Entre as principais referências teóricas que embasam esta reflexão estão o estudo de Shaffner (2013) sobre o expressionismo alemão, a ideia da pronúncia do mundo de Freire (2015a; 2015b; 2011, 2005) e o estudo de Berté (2020) sobre a peça Frida Kahlo, 1992, de Kresnik. Esse conjunto de elementos reflexivos possibilitam questionar a dança em suas formas tradicionais e pensá-la em sua conexão com o contexto sociopolítico do(a) artista, estruturando-se não como ilustração da realidade, mas reação de seu criador ou sua criadora perante esta. Destarte, é possível interrogar e vislumbrar possibilidades sobre uma arte/dança que pergunta, que se faz e se dá a ver como pronúncia de mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odailso Sinvaldo Berte, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG)

Mestre em Dança (UFBA)

Especialista em Dança (UNESPAR - FAP)

Licenciado em Filosofia (UPF)

Professor do Curso de Dança - Licenciatura da UFSM

Pesquisador e coreógrafo com ênfase em: processos de criação em dança; dança e performatividade; dança e cultura pop; dança e pedagogias culturais; corpo e imagem.

Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Mônica Corrêa de Borba Barboza é Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pedagoga e Licenciada em Dança pela UFPel. Atua como professora nos cursos de Dança-Licenciatura e Educação Física-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

Berte, O. S., & Corrêa de Borba Barboza, M. (2024). A dança-teatro de Johann Kresnik: arte como “pronúncia de mundo”?!. Cena, 42(1), 01–12. https://doi.org/10.22456/2236-3254.134765