Ao juntar os ossos, eu canto: desejo, poder, afeto e resistência na gênese da Cia de Teatro Arte in Cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.130060

Resumo

Este artigo tem como objetivo dar vida à história de construção e ocupação de território pela Cia Municipal de Teatro Arte in Cena, de Cotiporã, RS, ressaltando o protagonismo feminino na cena, o qual dialoga com o poder, visto como potência de vida. Uma escrita poética, envolta por memórias que, por meio da simbologia de recolher os ossos, busca alinhar afetos gerados pelo teatro. Com apoio das ideias de Deleuze, Nietzsche, Spinoza e Foucault, além dos estudos de Suely Rolnik ao tratar do desejo, afetos e territorialização, este texto articula experiências entre o teatro e a geração de afetos e desejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Titon Balotin, Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação – CENSUPEG, Joinville/SC, Brasil

Possui Graduação em Educação Artística pela Universidade de Passo Fundo (2000), Especialização em Teatro e Ensino, pela Universidade de Passo Fundo (2000), Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e em Artes Cênicas pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG. Atualmente é Professora/Diretora e Fundadora da Cia Municipal de Teatro Arte in Cena, bem como Professora de Artes e Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, de Cotiporã, RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, teatro, educação, corpo, currículo escolar, acessibilidade à arte em comunidades interioranas. (Texto informado pelo autor)

Dionatan Daniel da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas- habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: apresentação teatral, atuação, jurado, direção teatral e produção.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Titon Balotin, A., & Daniel da Rosa, D. (2023). Ao juntar os ossos, eu canto: desejo, poder, afeto e resistência na gênese da Cia de Teatro Arte in Cena. Cena, 41(3), 01–11. https://doi.org/10.22456/2236-3254.130060

Edição

Seção

Artigos