Um breve panorama das ideias teatrais do Jornal dos Debates

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.129994

Resumo

Este artigo pretende apresentar um breve panorama das propostas do Jornal dos Debates (1837-1838) — periódico que dá continuidade ao projeto cultural e político da revista Nitheroy (1836) — para a reforma do teatro brasileiro. Na primeira parte, examino o plano geral do jornal (sua perspectiva política, sua noção de progresso civilizacional etc.), pois dele dimana a literatura como braço estético e moralizante. Na segunda parte, sintetizo o conjunto das ideias teatrais do grupo conforme as apresentou João Manuel Pereira da Silva, dando atenção especial aos seus aspectos estético-ideológicos e às suas sugestões de mise-en-scène e representação. Concluo que o estudo dessas propostas deve interessar ao pesquisador da literatura oitocentista na medida em que: i) lança nova luz sobre as ideias literárias de nossos primeiros românticos, revelando que sua incorporação ao ambiente brasileiro não se deu de maneira ingênua; ii) revela a existência de um projeto dramático e literário, no início do século XIX, alinhado à doutrina eclético-romântica e monarquista constitucional defendida pelo grupo da revista Nitheroy; iii) evidencia o surgimento, em meados de 1830, de uma crítica jornalística amparada por critérios estéticos e filosóficos; iv) manifesta o papel destacado que nossos primeiros românticos atribuíam à dramaturgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Esteves, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), onde desenvolveu vários projetos junto ao Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atualmente é bolsista do programa de pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Esteves, G. (2023). Um breve panorama das ideias teatrais do Jornal dos Debates. Cena, 41(3), 01–11. https://doi.org/10.22456/2236-3254.129994

Edição

Seção

Artigos