Um breve panorama das ideias teatrais do Jornal dos Debates
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.129994Resumo
Este artigo pretende apresentar um breve panorama das propostas do Jornal dos Debates (1837-1838) — periódico que dá continuidade ao projeto cultural e político da revista Nitheroy (1836) — para a reforma do teatro brasileiro. Na primeira parte, examino o plano geral do jornal (sua perspectiva política, sua noção de progresso civilizacional etc.), pois dele dimana a literatura como braço estético e moralizante. Na segunda parte, sintetizo o conjunto das ideias teatrais do grupo conforme as apresentou João Manuel Pereira da Silva, dando atenção especial aos seus aspectos estético-ideológicos e às suas sugestões de mise-en-scène e representação. Concluo que o estudo dessas propostas deve interessar ao pesquisador da literatura oitocentista na medida em que: i) lança nova luz sobre as ideias literárias de nossos primeiros românticos, revelando que sua incorporação ao ambiente brasileiro não se deu de maneira ingênua; ii) revela a existência de um projeto dramático e literário, no início do século XIX, alinhado à doutrina eclético-romântica e monarquista constitucional defendida pelo grupo da revista Nitheroy; iii) evidencia o surgimento, em meados de 1830, de uma crítica jornalística amparada por critérios estéticos e filosóficos; iv) manifesta o papel destacado que nossos primeiros românticos atribuíam à dramaturgia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.