Rotas do teatro musical: West End, Broadway e o Brasil da Lei Rouanet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.129060

Resumo

O teatro musical no Brasil sofreu uma mudança radical com a aproximação do século XXI, quando contextos locais e estrangeiros favoreceram a criação de novas rotas transnacionais para o comércio de musicais. Neste artigo analisamos os processos que levaram à recente recomposição do teatro musical no Brasil, que basicamente ocorreu em termos transnacionais. Na primeira parte, apresentamos o surgimento de “tecnopolíticas” que permitem à Inglaterra e aos Estados Unidos exportarem espetáculos, modelos e modos de produção da Broadway
e do West End. Na segunda parte, discutimos contradições na importação e adaptação destas fórmulas para o Brasil, um processo viabilizado pela criação de uma legislação específica de fomento à cultura, a Lei Rouanet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Guenzburger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Artista, ativista, pesquisador e professor de Teatro. É bolsista de Pós-doutorado Sênior da FAPERJ e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO), onde leciona e desenvolve seu projeto "Crise e reconstrução no teatro carioca: redes, políticas, instituições e sentidos", com supervisão de José da Costa Filho. Atualmente também é contratado pela Universidade de Exeter como consultor internacional do projeto "Performing Resistance: the role of theatre and performance in 21st century workers movements", com coordenação de Rebecca Hillman e fomento do Arts and Humanities Research Council / UK. Em 2020 foi Pesquisador Fellow do Centre for Global Theatre Histories, da Universidade Ludwig-Maxmilians de Munique, onde desenvolveu, com financiamento do European Research Council, seu projeto "Neoliberal ideology and theatre policies in late XX century". É autor do livro "Rio, o teatro em movimentos: estética, política e modos de produção" e co-organizador do livro "Cenas cariocas: modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas", ambos lançados em 2020 pela editora Garamond.

Bernardo Fonseca Machado, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Bernardo Fonseca Machado é doutor em antropologia social (Universidade de São Paulo) e trabalhou como pesquisador na Universidade de Princeton. Atualmente ele é pós-doutorando no departamento de antropologia da Universidade Estadual de Campinas e investiga teatro contemporâneo, educação, gênero, sexualidade e artes.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Guenzburger, G., & Machado, B. F. . (2023). Rotas do teatro musical: West End, Broadway e o Brasil da Lei Rouanet. Cena, 23(40), 01–12. https://doi.org/10.22456/2236-3254.129060