Teatralidade e Espetacularidade na Festa de Nazaré, em Belém do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.121449

Resumo

A Festa de Nazaré ou Círio de Nazaré – objeto de análise deste artigo - comporta em si vários eventos rituais que acontecem a partir do segundo domingo de outubro, na cidade de Belém, em louvação à Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses. Neste texto o referencial teórico utilizado para a elaboração de reflexões sobre o fenômeno investigado é a Etnocenologia, em diálogo com a Sociologia do Drama Social. A construção da categoria conceitual corpo Cirieiro - como estados de corpo em processos de afetação pela relação íntima de fé daqueles que fazem, vivem e sentem a Festa em todas as suas dimensões - está assentada nas categorias Teatralidade e Espetacularidade.  Todo o corpo textual deste artigo encontra amparo nas fontes consultadas e a leitura e interpretação dos fenômenos investigados estão subsidiadas nas ideias de BIÃO (2009), MAFFESOLI (1998), SANTA BRÍGIDA (2015), LÉVI-STRAUSS (1978), GOFFMAN (1989).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (1998).É professora Adjunta da Universidade federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências e Artes (ICA), vinculada à Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA). Compõe o quadro de professores do Programa de Pós-graduação em Artes em Rede Nacional (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) PPGARTES-UFPA. Estabelece diálogos entre Artes e as Epistemologias do XIX,XX e XXI. Desenvolve pesquisa sobre Festas, Brincadeiras, procissões e Atos Devocionais na Amazônia. Tem experiência na área da Antropologia do Imaginário e Sociologia do Teatro. Está Vinculada à linha 2 do PPGARTES-UFPA, Artes e Interfaces Epistêmicas. É orientadora de Mestrado e Doutorado no PPGARTES-UFPA.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Almeida, I. M. X. de A. (2022). Teatralidade e Espetacularidade na Festa de Nazaré, em Belém do Pará. Cena, (36), 19–32. https://doi.org/10.22456/2236-3254.121449