Ensaios Sobre o Isolamento: propostas de atividades síncronas e assíncronas para o teatro pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.119660

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de práticas artísticas experimentadas por estudantes do curso de artes cênicas, em ambiente remoto. As atividades emergiram no panorama causado pela pandemia de COVID-19 e mostram processos de interação criativa à distância. São descritos exercícios individuais e jogos coletivos que propõem acionar a expressividade e o corpo dos praticantes, aproximando a linguagem teatral dos ecrãs dos computadores, tablets e smartphones. Em termos teóricos, resgata-se a gênese das práticas teatrais mediadas pelos dispositivos tecnológicos, assim como aspectos da linguagem audiovisual, a fim de avançar na reflexão sobre o fazer teatral impulsionado pelas mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandro Bellotto Bellotto, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS, Brasil

Professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É diretor e performer. Doutor e mestre em teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). Graduado em Artes Cênicas: Hab. em Interpretação Teatral pelo DAD/UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Bellotto, L. B. (2022). Ensaios Sobre o Isolamento: propostas de atividades síncronas e assíncronas para o teatro pandêmico. Cena, (36), 54–64. https://doi.org/10.22456/2236-3254.119660