ECOS LABANIANOS NA PEDAGOGIA DANÇANTE DE EVA SCHUL

Autores

  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Suzane Weber da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.104787

Resumo

Este artigo busca trazer a noção de ecos labanianos a partir de elementos técnicos presentes nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul, considerando aspectos relacionados à filiação de movimento de Rudolf Laban que alcançam Eva Schul através de Hanya Holm e Irmgard Bartenieff. Seu delineamento metodológico inclui observação e prática regular das aulas de Schul, entrevista semiestruturada com a mesma, descrição e contextualização imagética de elementos presentes em suas aulas e contribuições teóricas que os respaldam. Exemplos de elementos que corporificam ecos labanianos nas aulas de Schul são: trabalho de chão, seis posições do vocabulário moderno e pêndulos (a partir de Holm); suporte muscular interno, conexões ósseas, homo e contralateralidade, metade do corpo, queda de joelhos, círculo de braços e propulsão de pelve (a partir de Bartenieff). Tendo sido constantemente reelaborado e difundido por diferentes figuras, o legado de Laban chega em Schul gerando ecos em suas aulas, cenário de significativa potência poética e histórica quanto à transmissibilidade de conhecimentos incorporados, e atualização de pensamentos e práticas numa pedagogia dançante contemporânea.

 

Palavras-chaves

Dança. Eva Schul. Ecos labanianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS, Especialista em Dança pela UFRGS, Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), instrutor do método Pilates e artista da Dança. 

Suzane Weber da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e professora associada no Departamento de Arte Dramática (UFRGS). Coordenadora Adjunta do Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul, Bolsista Capes para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/Centre for Dance Research (Reino Unido), Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano e Bacharel em Interpretação Teatral (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Resende, F. S., & Silva, S. W. da. (2020). ECOS LABANIANOS NA PEDAGOGIA DANÇANTE DE EVA SCHUL. Cena, (32), 259–274. https://doi.org/10.22456/2236-3254.104787