ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSAMENTO LABANIANO, CONTEXTOS E DANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.104292

Resumo

Objetivamos neste texto descrever e refletir sobre duas pesquisas desenvolvidas em contextos educacionais distintos – porém, não desconectadas – cujas práticas se basearam na Eucinética de Rudolf Laban. Da primeira, uma proposta de doutoramento em Educação no PPGE-UFPR, realizada em um curso de Bacharelado em Artes Cênicas no interior do estado do Paraná. Da segunda, um estudo exploratório de Mestrado, dentro do mesmo programa, desenvolvida na disciplina de Arte da educação básica localizada na cidade de Curitiba/PR. A escrita emerge das experiências de seus autores em espaços públicos de Educação a fim de propor um cenário polissêmico de análises. Os resultados apontaram para [cor]possibilidades capazes de (re)pensar e (re)criar as propostas de Laban, que não param de produzir sentidos na contemporaneidade. Por meio ao presente estudo, averiguamos uma espécie de condição metodológica frente à Coreologia, tornando-a uma perspectiva didático-filosófica a qual propomos denominá-la por Pensamento Labaniano.

 

Palavras-chaves

Pensamento Labaniano. Dança. Ensino Superior. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Mario Gabardo Junior, Universidade Federal do Paraná.

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Especialista em Arte, Educação e Terapia pela Faculdade São Braz. Licenciado e Bacharel em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do componente curricular de Arte da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Membro pesquisador do grupo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq).

Thaís Castilho, Universidade Federal do Paraná.

Professora Colaboradora do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda e Mestra em Educação pelo PPGE-UFPR. Pedagoga, especialista em Ensino de Arte e de Educação Física Escolar pela UNINTER. Licenciada e Bacharel em Dança pela UNESPAR. Membra do grupo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Gabardo Junior, J. M., & Castilho, T. (2020). ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: PENSAMENTO LABANIANO, CONTEXTOS E DANÇAS. Cena, (32), 183–195. https://doi.org/10.22456/2236-3254.104292