TUDO POR RECOMEÇAR / TRIZ - A GRAFIA DA ESPADA DO TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-3254.104113Resumo
O texto é parte integrante da minha atual pesquisa de pós-doutoramento Grafismos na solidão, desenvolvida na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. O assunto nuclear no qual agora me debruço, passa por identificar o locus solus, entendido como espaço utópico construído solitariamente para que possamos nos dedicar a sonhar com a criação da obra concentrada em seu próprio processo criativo. A pesquisa redesenha os conceitos primeiramente traçados na tese A cenografia além do espaço e do tempo. O Teatro de dimensões adicionais. Para tal, volto à criação da maquete-objeto Grafismos exposta na Mostra World Stage Design de 2013. O atual interesse ao retomar a obra Grafismos é pensar o modelo reduzido como objeto em si, como obra original que se torna autônoma, tendo sido criada a partir de outra obra de origem. Estudo ainda outras obras que pertencem ao espaço da solidão. Resultantes criadas em outro formato, objetivando grafar a travessia do próprio espaço temporal. Para refletir sobre a obra autônoma derivativa de outra composição, escolho e revisito a obra esférica Triz de Freusa Zechmeister, exposta na Representação Brasileira da Quadrienal de Praga 2015 Tudo por recomeçar.
Palavras- chaves
Artes. Cenografia. Modelo Reduzido. Quadrienal de Praga 2015. Freusa Zechmeister. Grupo Corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>.
Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.