LABANOTATION E MOTIF: GRAFIAS PARA A GÉSTICA DANÇADA

Autores

  • Marcilio Souza Vieira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.102497

Resumo

A escrita da dança labaniana foi uma das mais bem sucedidas propostas de notação do movimento do século XX tornando possível uma relação peculiar entre o executante e o movimento de maneira geral e tornando possível a execução de uma partitura coreográfica sem vícios e cacoetes. Ao acreditar que o movimento humano seguiria padrões específicos e universais, Rudolf Laban passou a crer ser possível criar uma forma de notação que desse conta de descrever com precisão os movimentos do corpo. Também foi capaz de, a partir da descrição por motivos (Motif) do movimento ampliar as possibilidades do dançar para a área da educação por meio de uma ideia geral do movimento de um tema ou cena específica de dança. Essa escrita parte da pesquisa qualitativa descritiva como abordagem metodológica sob o viés da revisão de literatura e tem por objetivo apresentar conceitos básicos sobre a Labanotation e a Motif Writing como uma aproximação primeira dessas escritas de dança.

 

Palavras-chaves

Dança. Labanotation. Motif.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Souza Vieira, UFRN

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

 

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Vieira, M. S. (2020). LABANOTATION E MOTIF: GRAFIAS PARA A GÉSTICA DANÇADA. Cena, (32), 38–48. https://doi.org/10.22456/2236-3254.102497