UM OLHAR SOBRE PARTILHA SENSÍVEL NAS ARTES CÊNICAS

Autores

  • Jeferson de Oliveira Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.102104

Resumo

Este ensaio trata das relações entre as artes cênicas, mais especificamente do teatro e da dança com  à fisosofia, com ênfase na partilha de conhecimento sensível. Os argumentos, aqui dissertados, intentam traçar noções de construção de conhecimento de sujeitos a partir do contato com processos formativos em teatro. Para isto, serão utilizadas noções sobre partilha, sensibilidade, estética, dentre outras; ambos aspectos encontrados nos estudos de Jacques Rancière (2005), filósofo com pensamentos voltados à educação e arte.  Como procedimentos metodológicos para confecção desse texto, foram realizadas leituras do livro “Partilha do sensível”, uma resenha crítica do mesmo, e por fim, a criação de diálogos entre seus argumentos e escritos de autores da pedagogia do teatro e da dança. A reflexão procura evidenciar a arte como movimento do sujeito perante si e o mundo. Deste modo, o artigo problematiza noções do texto de Rancière, trazendo suas citações e minhas próprias reflexões a respeito dos escritos, que relacionam os preceitos do autor diretamente com processos formativos nas artes cênicas.

 

Palavras-chaves

Partilha Sensível. Artes Cênicas. Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É mestrando no PPG-Artes Cênicas e Graduado no curso de Licenciatura em Teatro, ambas modalidades feitas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na área artística, atuou em grupos de teatro do Rio Grande do Sul, como Ói Nóis Aqui Traveiz e Cia Déjà-vu. Em 2013/1, estudou na Universidade Técnica de Lisboa- Portugal; no curso de dança dessa instituição. Na área da educação, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), na qualidade de professor de Teatro. Ainda como docente, cumpriu seus estágios de docência e fora estagiário do governo do estado (RS) ministrando aulas no Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) .

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, atriz e professora vinculado ao Instituto de Artes e PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Cabral, J. de O., & dos Santos, V. L. B. (2020). UM OLHAR SOBRE PARTILHA SENSÍVEL NAS ARTES CÊNICAS. Cena, (32), 312–318. https://doi.org/10.22456/2236-3254.102104