Cadernos do IL https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil <p class="verdanapr9">O periódico <em>Cadernos do IL</em>, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da UFRGS, publica artigos inéditos de todas as áreas dos Estudos da Linguagem e dos Estudos Literários, disponibilizando um espaço para a publicação de contribuições de alunos de pós-graduação, de docentes e de alunos de graduação em coautoria com docentes.</p> <p class="verdanapr9">O periódico é classificado como <strong>A4</strong> pela avaliação quadrienal Qualis/Capes 2017-2020.</p> <p class="verdanapr9">As chamadas para submissão de artigos são publicadas na seção <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/management/settings/context//cadernosdoil/announcement" target="_blank" rel="noopener">Notícias</a>.</p> <p class="verdanapr9"> </p> <p class="verdanapr9"><strong>ISSN 2236-6385</strong> (versão eletrônica) </p> <p class="verdanapr9"> </p> <p class="verdanapr9"> </p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a>, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p><p>(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p><p>(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</p><p>(d) Os autores estão conscientes de que a revista <strong>não </strong>se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. 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Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os <em>Cadernos do IL</em>.</p> cadernosdoil@ufrgs.br (Comissão Editorial Executiva dos Cadernos do IL) cadernosdoil@ufrgs.br (Comissão Editorial Executiva dos Cadernos do IL) Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação - nº 67 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/139108 <p>Apresentação do número 67 pelos editores.</p> Pablo Nunes Ribeiro, Antonio Barros de Brito Junior Copyright (c) 2024 Pablo Nunes Ribeiro, Antonio Barros de Brito Junior http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/139108 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Diferença de complexidade de processamento entre estímulos: testagem da hipótese de que pressuposições são implicaturas de quantidade escalares https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136741 <p>Para Romoli (2015), pressuposições disparadas por gatilhos leves são implicaturas de quantidade escalares obrigatórias. Bill, Romoli e Schwarz (2108) relata experimentos com estímulos implicaturais e pressuposicionais cujos resultados comparados, segundo os autores, oferece suporte a essa hipótese. Um dos resultados, no entanto, constitui evidência contrária à<br />hipótese assumida. Este artigo demonstra que a falta de paralelismo identificada entre parte dos resultados dos dois experimentos realizados não pode ser considerada evidência contrária à hipótese defendida, porque os estímulos linguísticos comparados apresentam diferença de quantidade de operações de negação em seu processamento, fator interveniente que enviesa os resultados. Apresenta-se o resultado de experimento similar ao dos autores, com estímulos em língua portuguesa, que corrigem a distorção verificada.</p> Marcos Goldnadel, Tamara Melo Copyright (c) 2024 Marcos Goldnadel, Tamara Melo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136741 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Reading comprehension of mathematical problems and narrative and expository texts: an eye-tracking study https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135101 <p>This research investigated reading comprehension of mathematical problems of students with better and worse performance in reading, called as effective and ineffective, being this performance measured by reading and comprehension tests of narrative and expository texts and by the average school performance in the subject Portuguese Language. 30 students read and mentally calculated six math problems, while their eye movements were<br />recorded. Analyzes have shown that effective readers read in less time, made fewer fixations and saccades compared to ineffective readers. The results indicate that the worst performance in solving mathematical problems is attributed to the inability in reading and comprehension, and it was concluded that the good performance in reading and comprehension enables the acquisition of knowledge in all areas.</p> Francine Baranoski Pereira , Angela Ines Klein, Romeu Miqueias Szmoski , Ana Lucia Pereira Copyright (c) 2024 Francine Baranoski Pereira , Angela Ines Klein, Romeu Miqueias Szmoski , Ana Lucia Pereira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135101 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Telefonoaudiologia em afasia: configurações interacionais da tomada de turnos exibindo particularidades desse contexto institucional https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136621 <p>Este estudo apresenta uma proposta inovadora e singular de analisar, a partir do aparato teórico-metodológico da Análise da Conversa, a relevância da parceria interacional entre o paciente, o familiar e o terapeuta no contexto da Telefonoaudiologia, auxiliando na efetividade terapêutica nesse novo cenário de intervenções. Em virtude da expansão das práticas em telessaúde por circunstância da pandemia do coronavirus em 2021, o familiar foi inserido na terapia fonoaudiológica e buscou-se compreender a configuração da dinâmica interacional da tomada de turnos nesse cenário, a fim de eluciar o seu papel no interior dessa nova dinâmica, entender quando sua atuação é necessária e identificar de que forma ela pode atuar a favor de um benefício terapêutico.</p> Lívia Miranda de Oliveira, Francisca Gilmaria Bezerra de Souza Copyright (c) 2024 Lívia Miranda de Oliveira, Gilmaria http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136621 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 A escrita no contexto escolar: um olhar discursivo https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134492 <p>Este artigo trata da escrita pensada no contexto escolar a partir do olhar enunciativo de Émile Benveniste e seus pesquisadores, bem como inspirada pelo pensamento de Simões et al. (2012) e Petit (2013). Há uma teorização com base na perspectiva benvenistiana, apresentando a concepção enunciativa da linguagem e de demais pesquisadores de Émile Benveniste. Foi utilizada a metodologia da observação participante do tipo observador como participante (GOLD, 1958) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. O objetivo é refletir acerca da escrita no contexto escolar a fim de pensar mais profundamente na sua finalidade dentro do ensino básico.</p> Raphaela Chittolina Copyright (c) 2024 Raphaela Chittolina http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134492 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712 <p>Este trabalho objetiva relatar a experiência na construção de um blog desenvolvido com alunos do 8° ano de uma escola pública do município de Crato/CE durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação foi ancorada na orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (2007), no aporte metodológico da Sequência Didática (SD), com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nas Metodologias Ativas, com Moran (2018), e no conceito de blog, segundo Schittine (2004). Nessa direção, a análise da experiência permitiu verificar que o blog é uma ferramenta significativa para mediação dos conteúdos e para formação do sujeito crítico-reflexivo, uma vez que possibilita uma abordagem dinâmica colocando em foco o protagonismo do discente.</p> Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França Copyright (c) 2024 Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 “Por que nós temos que sustentar essas pessoas?”: nacionalismo e transnacionalismo nos tensionamentos da nova economia globalizada https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136714 <p>Este trabalho propõe sistematizar as relações entre linguagem, identidade nacional e transnacionalismo a partir de um estudo de caso entre imigrantes de diferentes momentos históricos. A materialidade analisada é: (1) as falas de dois vereadores da cidade em uma rádio local sobre a chegada de imigrantes no período da pandemia e (2) a pichação de dois muros da cidade com frases assinalando moradores como (neo)nazistas, neoliberais e genocidas. Essa materialidade indica que os conflitos são estabelecidos a partir de discursos de legitimação nacionalistas e mercadológicos dentro do capitalismo recente, tendo a racialização como principal eixo de diferenciação.</p> Daniela Moro, Bruna Silva dos Santos Copyright (c) 2024 Daniela Moro, Bruna Silva dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136714 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 O tratamento didático referente ao conceito da variedade linguística no manual do professor em livros didáticos do Ensino Médio https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134668 <p>Este artigo apresenta os resultados de análises sobre o tratamento didático para o<br />conceito variedades linguísticas nas seções teórico-metodológicas presentes no Manual do Professor em três livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, pertencentes a três coleções – Novas Palavras, da FTD, Português: contexto, interlocução e sentido, da Moderna e Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias, da Moderna –, com a finalidade de observar se esse tratamento se aproxima dos estudos da Sociolinguística. Conforme as análises, embora haja a defesa por uma concepção de língua sociointeracionista, há dois tratamentos nos manuais dos professores, sendo um direcionado para o rompimento do ensino monolíngue (a norma-padrão) e outro para a inserção do ensino do plurilinguismo (as variedades linguísticas).</p> <p> </p> Lezinete Regina Lemes, Elizangela Patrícia Moreira da Costa Copyright (c) 2024 Lezinete, Elizangela http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134668 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Análise crítica de tuítes acerca do racismo no Brasil https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134510 <p class="Resumo">Considerando a Análise de Discurso Crítica de vertente faircloughiana, este artigo objetiva analisar criticamente o discurso materializado nos tuítes de Jair Bolsonaro, ao se referir direta ou indiretamente acerca do racismo no Brasil. Metodologicamente, este trabalho consiste em uma investigação qualitativa, realizada a partir da análise de 5 tuítes extraídos da conta oficial do Twitter de Bolsonaro, no período em que era presidente vigente do Brasil. Diante dos resultados obtidos, verificamos que o discurso ideológico-hegemônico veiculado nos tuítes colabora para a manutenção de relações assimétricas de poder. Desse modo, inferimos que os tuítes de Bolsonaro negam a existência do racismo estrutural e contribuem para a sua naturalização, ao cultivar um discurso que atesta uma falsa democracia racial na sociedade brasileira.</p> Débora Brenda Teixeira Silva Copyright (c) 2024 Débora Brenda Teixeira Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134510 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Gêneros digitais: uma análise semiolinguística de posts da agência “Lupa” no Instagram https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134881 <p>O objetivo deste trabalho é analisar, sob uma perspectiva semiolinguística, as restrições impostas pelo contrato comunicacional no gênero de post de Instagram, com foco em seis posts relacionados às eleições presidenciais de 2022 no Brasil vinculados à Agência Lupa. Os níveis situacional, discursivo e formal foram analisados para descrever o gênero e expor as situações linguísticas propostas. Assim, o contrato comunicacional estabelecido pelo post da Lupa tem a finalidade de fazer-saber, através das visadas de informação e incitação. Os modos de tematização dividem-se em análise, reportagem e checagem, que são os temas e o subtemas; por fim, o nível formal estrutura a regularidade dos textos, como o uso de textos curtos, próprios das legendas do gênero post de Instagram.</p> Izabella Pimentel Franco, João Benvindo de Moura Copyright (c) 2024 Izabella Pimentel Franco, João Benvindo de Moura http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134881 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 A tradução feminista na biografia e memória da ativista Anna Filossófova https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134391 <p>A tradução desempenha um papel fundamental para a disseminação de teorias e práticas feministas, por isso, na interseção entre Estudos de Tradução e Estudos de Gênero, o objetivo deste artigo é destacar a importância da tradução para divulgar mulheres que não seriam conhecidas no Brasil se a tradução não atuasse como intermediária entre línguas e culturas. A proposta deste artigo é apresentar Anna Pávlovna Filossófova, ativista russa que teve um papel essencial na luta pela equidade de gênero no século XIX, na Rússia. Após, apresentaremos a tradução e a contextualização de uma carta escrita por ela, que foi destinada às organizadoras do Congresso de Mulheres de 1904, em Berlim; e a relacionaremos com os estudos de tradução feministas.</p> Ana Letícia Prado de Campos, Denise Regina de Sales, Cleci Regina Bevilacqua Copyright (c) 2024 Ana Letícia Prado de Campos, Denise Regina de Sales, Cleci Regina Bevilacqua http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134391 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Sempre outro, mas não qualquer um: o sujeito entre o querer e o poder dizer das Análises de Discurso materialista e dialógica https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135124 <p>Este trabalho objetiva analisar como a Análise do Discurso (AD) materialista e dialógica entendem a ideia de liberdade do sujeito-falante na produção do seu dizer. Para tanto, realiza uma incursão por obras-chaves de cada corrente, fundamentando-se principalmente em Pêcheux (1995; 2008), Henry (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2020) e Sobral (2009).<br />Constata-se que a perspectiva materialista concebe um sujeito de linguagem cuja liberdade é, em última análise, ilusória, já que efeito da ideologia no nível social e do inconsciente no nível psíquico. A perspectiva dialógica, por seu turno, aponta para uma compreensão de sujeito concreto, definido no instante da enunciação, duplamente responsivo e responsável.</p> Aline Milena Borges da Silva Dias Copyright (c) 2024 Aline Milena Borges da Silva Dias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135124 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106 <p>Este estudo visa discutir os aspectos crítico-reflexivo e intercultural da música para além do lúdico. Com base em Denora (2000), Sekeff, (2002) e Oliveira e Silva (2018), compreendemos a música como ferramenta intercultural, emocional, dialógica e crítica. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) conforme Pennycook (2001), na Condição Pós-Método e na Pedagogia Crítica (PC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Participaram da pesquisa professores da região sul baiana que falaram sobre o uso de canções em suas salas de aula. Os resultados mostram que, apesar dos desafios, eles encontraram soluções criativas, relatando o uso de músicas para o conhecimento linguístico, crítico-social e (inter)cultural.</p> Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraes Copyright (c) 2024 Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Os letramentos acadêmicos no ensino superior em um curso de Engenharia Civil https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134854 <p>O objetivo deste estudo é identificar se as práticas de letramento acadêmico, leitura e escrita são utilizadas pelos docentes em sala de aula em um curso de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa, e utiliza questionários e Cartas Pedagógicas como instrumentos de geração de registros com discentes e docentes do curso de Engenharia Civil de uma Universidade do Rio Grande do Sul. A análise dos resultados mostrou que as práticas de letramento acadêmico não são tão presentes durante o curso, sendo encontradas em componentes voltados ao Trabalho de Conclusão de Curso. Ainda que não sejam não tão presentes, alguns docentes buscam inserir práticas de leitura e escrita em suas aulas, reconhecendo a relevância na aprendizagem dos discentes.</p> Felipe Correa da Rosa Leite, Ana Cristina da Silva Rodrigues Copyright (c) 2024 Felipe Correa da Rosa Leite, Ana Cristina da Silva Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134854 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300